A Praia de Charitas, em Niterói, será ocupada neste domingo 01/07 por pescadores amadores de vários municípios. Eles vão participar, a partir das 8h, do Campeonato Estadual de Pesca de 2018, organizado pela Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio (FEPELERJ). Durante a competição, serão fisgados apenas peixes liberados pelo Ibama, principalmente o carapicu, muito comum nas águas de Charitas. Após a pesagem, os peixes serão doados a instituições de caridade.
Após as seletivas realizadas em Charitas, durante as quais os peixes foram devolvidos ao mar, foram selecionados 114 competidores nas categorias masculino, feminino, sênior e juvenil. A praia de Charitas é escolhida para a competição porque a água do mar está em boas condições de balneabilidade; o piso da areia é plano e compacto; o acesso é fácil; e, não há problemas de estacionamento (tarifa de R$ 5 na garagem subterrânea).
Segundo Roberto Herv, diretor de esportes do Pampo Clube de Saquarema, o campeonato segue todas as normas do Ibama, que libera peixes pequenos , como cocoroca e carapicu, para pesca amadora. As normas, inclusive, ficam afixadas na bancada dos competidores. Cada peixe fisgado vale dois pontos e cada cem grama um ponto. Os competidos que somam o maior número de pontos concorrem a vários prêmios. Peixes eventualmente fisgados fora das normas são imediatamente devolvidos ao mar:
-- Charitas é uma praia abrigada, ótima para este tipo de competição. Além dos competidores selecionados, muitos que não passaram nas eliminatórias também vêm participar e torcer pelos amigos. A pesca é uma atividade que envolve milhares de pessoas no estado. O Pampo de Saquarema, por exemplo, está enviando um grupo feminino para uma competição no Chile – explicou Herv.
A competição conta com o apoio da comunidade de Charitas, que luta pela revitalização da orla. Bruno Carneiro, assessor parlamentar, que venceu três estaduais e dois brasileiros de seleções em praias abrigadas (em Santa Catarina e no Espírito Santo) será uma dos competidores. Carioca, ele acredita que mais de mil pessoas virão de várias partes do estado para acompanhar a competição de domingo:
-- As condições do mar estão ótimas e a previsão do tempo indica uma grande competição. No aquecimento, consegui fisgar sete carapicus em dez minutos. Todos foram devolvidos ao mar. Espero a mesma sorte no domingo – disse Bruno Carneiro.