CARNAVAL IMPULSIONA ECONOMIA DE PETRÓPOLIS, COM OCUPAÇÃO HOTELEIRA DE 93,66% E FATURAMENTO ESTIMADO DE R$ 52 MILHÕES

Publicado por Tatiana Mesquita em 10 de março de 2025

 

Destino mais desejado da Região Serrana, Petrópolis se destacou como forte presença de turistas no Carnaval, registrando uma taxa de ocupação de 93,66% em seus estabelecimentos hoteleiros ao longo dos quatro dias de festa. Além da hotelaria, o impacto econômico se refletiu no setor de gastronomia, no comércio e em serviços, resultando em um faturamento estimado de R$ 52 milhões em quatro dias, de acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau. Com a maior rede hoteleira da região, a cidade conta com 6.584 leitos distribuídos em 106 hotéis e pousadas, que receberam turistas atraídos pela diversidade de opções de lazer, descanso e folia.

Restaurantes, bares e cafeterias estiveram movimentados ao longo do feriado, assim como lojas e feiras, shoppings e espaços de lazer do Centro Histórico e distritos. "Petrópolis tem se firmado como um destino que agrada a diferentes perfis de viajantes. O visitante encontra tanto opções de lazer ao ar livre e ecoturismo quanto uma programação animada para quem não quer deixar o Carnaval de lado. Essa diversidade é um grande diferencial para o turismo local", destaca Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

Além do impacto direto na hotelaria e no comércio, a economia criativa também se beneficiou com o Carnaval em Petrópolis. Prestadores de serviço, como segurança, transporte e organização de eventos, tiveram demanda ampliada, assim como buffets, fornecedores de decoração e artistas locais, que se apresentaram nos diversos eventos espalhados pela cidade.

"O Carnaval movimenta um ecossistema econômico muito mais amplo do que apenas a rede hoteleira e gastronômica. Ele impulsiona pequenos empreendedores, profissionais autônomos e todo um setor de entretenimento e serviços que tem papel fundamental na economia da cidade", analisa Fabiano Barros.