CABO FRIO LANÇA PROJETO BANDEIRA AZUL NO PERÓ

Publicado por Marco Navega em 12 de janeiro de 2018

Os benefícios da Bandeira Azul – programa internacional de qualidade de praias – serão apresentados pela primeira vez ao público de Cabo Frio, neste sábado, na Praia do Peró. Na atividade da Escola do Mar, moradores, veranistas e turistas serão informados sobre o certificado internacional Bandeira Azul (BA). A Escola do Mar é uma estrutura na qual se realizam atividades de educação ambiental, segurança e saúde, previstas na Fase Piloto do Bandeira Azul, no qual a Praia do Peró já está incluída.

No domingo, o grupo de trabalho do projeto BA vai promover, com apoio da Coordenadoria de Meio Ambiente, jogos ambientais e coleta seletiva de lixo na areia da Praia do Peró. As atividades serão realizadas das 9 às 12h no espaço em frente ao Hotel Âncora. Outras ações já estão programadas para os dias 19, 20, 21, 25, 26, 27 e 28 de janeiro; e, 2, 3 e 4 de fevereiro. As secretarias de Turismo, de Saúde e de Educação apoiam o movimento.

-- O projeto é de extrema relevância, pois trata-se de um programa de caráter internacional, envolvendo a sociedade, o poder público municipal e as organizações não-governamentais. Neste fim de semana daremos início a uma série de ações, que incluem os testes de balneabilidade da água do mar, cumprindo todo o rito para que possamos hastear a Bandeira Azul no verão de 2018/2019 – disse o coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, Eduardo Pimenta.

Durante as atividades, o público poderá conhecer as boas práticas do projeto Bandeira Azul em saúde; atenção à exposição do sol; como lidar com queimaduras; segurança no mar; acessibilidade; e, geografia das praias. Também serão abordados temas como os problemas causados pelo lixo deixado na praia e nas dunas e dadas informações sobre a fauna e a flora do local.

-- Com a certificação da Bandeira Azul, a população pode entender a importância dos locais em que circulam e tomar atitudes mais conscientes em relação ao meio ambiente – disse o analista ambiental Mário Flávio Moreira, que já exerceu a função de Secretário-Executivo do Consórcio Ambiental Lagos-São João.

BANDEIRA AZUL

A candidatura da Praia do Peró à Bandeira Azul foi aprovada após a mobilização da comunidade local. Um dos principais requisitos para se conquistar o certificado é a qualidade da água. Dados oficiais comprovam que a Praia do Peró, com sete quilômetros de extensão, está livre de poluentes, pois não recebe sequer contribuição de águas pluviais.

Atualmente, a praia está na fase piloto, durante a qual precisa atender as exigências da Foundation for Environmental Education (FEE), representado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis (SC). Uma das exigências é a regulamentação e as boas condições de higiene dos quiosques, além de fácil acessibilidade e vias de escape, banheiros públicos, etc.

-- A Bandeira Azul no Peró é importante não somente para Cabo Frio como também para todo o turismo fluminense, pois atualmente somente a Prainha, no Rio, possui o certificado. Os turistas estrangeiros procuram as praias com a Bandeira Azul porque elas garantem a qualidade do ambiente. A sociedade e os gestores públicos estão de parabéns por lutarem pela concretização do projeto – elogiou o presidente da Federação de Conventions Bureau do Estado do Rio, Marco Navega.

[caption id="attachment_6222" align="alignnone" width="712"] Praia das Conchas e do Peró[/caption]