BRINDE AO CRESCIMENTO: CONFRATERNIZAÇÕES, MOVIMENTAÇÃO DE BARES E RESTAURANTES

Publicado por Tatiana Mesquita em 28 de novembro de 2025

 

Com a abertura oficial da temporada de confraternizações, bares e restaurantes de Petrópolis já registram aumento na procura por reservas e intensificam a preparação para as comemorações de fim de ano. As trocas de presentes de amigo oculto e as festas das empresas impulsionam o happy hour e criam um cenário favorável para o setor, que deve registrar crescimento de até 30%, em comparação ao movimento do restante do ano, segundo o Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

“A procura mostra que as pessoas retomaram com força o hábito de celebrar juntas, seja com colegas de trabalho, amigos ou familiares”, afirma Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau. "Os bares e restaurantes da cidade se preparam para isso, com cardápios especiais, ambientes temáticos e diferentes formatos de confraternização. Nossa orientação é sempre fazer a reserva com antecedência para garantir a vaga na data desejada."

Além da demanda local, o período de Natal e Ano Novo, com ceias oferecidas por restaurantes e hotéis, também movimenta o turismo gastronômico do município. A combinação de clima ameno, tradição histórica e oferta variada de serviços consolida Petrópolis como destino procurado para celebrações em grupo, reforçando um ciclo de alta para o setor.

O comportamento registrado na cidade acompanha a tendência nacional. A projeção da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) aponta que o setor de alimentação fora do lar deve atingir faturamento de R$ 55 bilhões em dezembro, impulsionado pela alta estimada de 7,3% já registrada em novembro ante o mesmo mês de 2024. O movimento crescente tem levado à reestruturação das equipes: 32% dos bares e restaurantes planejados para o fim de ano, motivados principalmente pelo aumento da demanda e pela necessidade de reorganização administrativa.

 

 

As vagas mais procuradas são para auxiliares de cozinha (70%), garçons (54%), atendentes e cominhos (48%) e cozinheiros (42%). Apesar da intenção de ampliar o quadro, 88% dos empresários relatam dificuldades na contratação, especialmente para funções especializadas — caso de sushimans (67%), chefs de cozinha (60%) e gerentes (51%).

“Há uma expectativa renovada no setor e Petrópolis, além das confraternizações, neste período de festas combina gastronomia, turismo e experiência, elementos que a cidade entrega muito bem”, analisa Fabiano Barros.