Brasil é a 9.ª maior indústria de Turismo do mundo

Publicado por Marco Navega em 29 de setembro de 2015
Grandioso, e com alguns dos lugares mais bonitos do mundo, o Brasil continua a surpreender, quer turistas estrangeiros – que ficam boquiabertos com a beleza natural e a história do país –, quer pelos nativos brasileiros, que visitam outros Estados e têm o privilégio de mergulhar numa cultura diferente daquela que estão habituados. De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), o Brasil representa atualmente a 9.ª maior indústria de Turismo do mundo, movimentando, direta e indiretamente, 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país – cerca de 110 mil milhões de euros. São mais de 3 milhões de postos de trabalho em mais de 52 áreas de actividade, como hotelaria, alimentação, agências ou serviços de transporte. Segundo afirmou o ministro do Turismo brasileiro, Henrique Eduardo Alves, a propósito do Dia Mundial do Turismo, que se assinalou no passado dia 27 de Setembro, “em momentos de crise, temos de procurar novas soluções para retomarmos o crescimento. O turismo pode ser uma excelente oportunidade para economias que passam por momentos difíceis”. Gastronomia e hotelaria: os pontos fortes A gastronomia e as hospedagens são, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os dois principais pilares do turismo brasileiro, correspondendo a cerca de 60% da força de trabalho do setor. Ao longo da última década, a valorização da gastronomia regional desencadeou a criação de centenas de festivais gastronômicos e desenvolveu o turismo gastronômico. Este fator, junto ao aumento do tráfego de turistas pelo país – foram mais de 200 milhões de viagens em 2014 –, levou à criação de mais infraestruturas de alojamento. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o faturamento do setor da alimentação dobrou nos últimos seis anos: passou de 17 mil milhões, em 2009, para 34 mil milhões de euros até meados deste ano. Já a hotelaria, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), tem crescido 7,5% por ano, ao longo dos últimos dez anos. Por outro lado, segundo o Ministério do Turismo, a aviação é o meio de transporte mais usado pelos turistas brasileiros (57,5%), consolidando o país como o 3.º maior mercado doméstico de aviação comercial do mundo. De acordo com um estudo da Secretaria de Aviação Civil (SAC), os passageiros estão cada vez mais satisfeitos com os aeroportos do Brasil: a evolução da média geral de satisfação dos passageiros em todos os aeroportos do país passou de 3,75 no segundo trimestre de 2014, para 4,09 no período homólogo deste ano (numa escala de 0 a 5). Fonte:  Publituris