BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL É CELEBRADO COM DIVERSAS ATIVIDADES ESPECIAIS EM NOVA FRIBURGO, BERÇO DESSE PROCESSO

Publicado por Tatiana Mesquita em 22 de maio de 2024

 

O bicentenário da imigração alemã no Brasil é comemorado de forma oficial neste ano de 2024. Mas em Nova Friburgo, berço de todo esse processo, as celebrações ganharam ainda mais destaque e a data foi tratada de forma especial. Desde o último dia 3 de maio e ao longo de todo o mês, uma série de eventos, ações e atrações foram promovidas, de modo a reconhecer e valorizar as fortes raízes alemãs na cidade.

As celebrações foram elaboradas pela Prefeitura de Nova Friburgo e pelo Comitê do Bicentenário da Imigração Alemã, instituído pela municipalidade, com a participação e colaboração de representantes do Executivo Municipal, do Centro Cultural Teuto Friburguense, da sociedade civil e parceria com a Igreja Luterana e o Espaço Arp, que também promoveram uma série de atividades em alusão à data.

Entre as atividades, destacam-se o lançamento oficial do livro e da exposição ‘A Pequena Alemanha – 200 Anos da Imigração Alemã em Nova Friburgo’; o lançamento oficial do selo postal personalizado e o carimbo comemorativo pelo Bicentenário da Imigração Alemã em Nova Friburgo; além de mais uma edição da Festa da Reforma Protestante, que celebra as raízes religiosas dos imigrantes que fundaram na cidade a primeira Igreja Luterana da América Latina.

O Polo Gastronômico de Nova Friburgo também realiza um festival em comemoração ao bicentenário até o próximo dia 2 de junho, com 30 estabelecimentos participando e oferecendo pratos inspirados na cultura alemã. Turistas de todo Brasil já se deliciaram com receitas especiais, assim como os membros de algumas famílias alemãs que escolheram Nova Friburgo para sediar seus encontros nacionais, reunindo centenas de descendentes alemães.

como a religião luterana, por exemplo. A organização do livro é de Débora Bendocchi Alves e Vanessa Cristina Melnixenco. A obra é composta por três artigos de pesquisa histórica, dois deles assinados pelas organizadoras e outro pelo pastor Adélcio Kronbauer. O atual pastor da Igreja Luterana de Nova Friburgo, Gerson Acker, também escreveu uma reflexão para o livro. O toque especial do livro é a publicação inédita do diário de Ernst Hasenclever (1814-1869), traduzido diretamente do alemão. O comerciante alemão viajou para Nova Friburgo em agosto de 1840 e, durante o período em que passou na vila, fez diversas anotações e desenhos em seu diário.


 

Selo comemorativo

O bicentenário da imigração alemã em Nova Friburgo também ganhou um selo postal personalizado e um carimbo. O timbre e o carimbo em alusão à data foram confeccionados pela Secretaria de Gabinete em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). A imagem do selo é um desenho feito pelo alemão Ernst Hasenclever, em 23 de agosto de 1840 e retrata um símbolo da paisagem de Nova Friburgo: as Duas Pedras. A gravura foi cedida por Regina Harlfinger, que é trineta de Ernst. Já o carimbo comemorativo é formado pela logo comemorativa do bicentenário e, circundando a arte, o texto “duzentos anos da imigração alemã em Nova Friburgo”, seguido das informações padrão do carimbo, com correios, local e data. O material está disponível para colecionadores e também passou a integrar permanentemente o acervo do Museu Correios, em Brasília, no Distrito Federal.

A presença dos alemães em Nova Friburgo fez nascer uma das mais tradicionais festas do Estado do Rio de Janeiro: a Festa da Cerveja. Neste ano, o festejo foi antecipado para maio e integrado às celebrações do bicentenário da imigração alemã. Em dois finais de semana o público pode se deliciar com os melhores rótulos cervejeiros, gastronomia convidativa e música, com artistas nacionais como Marcos e Belutti, Maneva e Ferrugem, que se apresentam gratuitamente de 24 a 26 de maio, na Praça do Suspiro. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo.