Armação dos Búzios, RJ, tem o maior verão de todos os tempos

Publicado por Marco Navega em 22 de janeiro de 2015

A expectativa é de clima de alta temporada até abril. Cerca de 300 mil turistas passaram a virada do ano em Búzios.

Após o feriado prolongado de Réveillon, em que a ocupação hoteleira chegou próximo a 100% o clima de otimismo ainda está alto entre empresários e comerciantes de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. A alta do dólar, que assustou muitos que queriam viajar, em Búzios foi recebida com alegria pelo principal destino turístico do interior fluminense. A estimativa é que 300 mil turistas passaram a virada do ano em Búzios, acompanhando a queima de fogos nas Praias de Geribá e Manguinhos, Orla Bardot e no bairro da Rasa, além das dezenas de festas privadas que acontecerão no balneário, dando as boas vindas à 2015. Dados do Búzios Convention & Vistors Bureau (BCVB) apontam que, como se pode confirmar com a ocupação neste mês de janeiro, que a cidade receberá mais brasileiros do que nunca; isto pelo aumento do câmbio, pois ficou mais caro ir ao exterior. A jornalista especializada em viagens, Luciana Froés, do site O Tempo, comentou que “Búzios nunca esteve tão bem provida de atrações e programas gostosos para desfrutar como nesse verão de 2015”. Além disso, outros fatores também estão envolvidos, como apresenta Cristiano Marques, diretor executivo do BCVB. “Essa presença mais intensa de turistas vindos do mercado interno, em especial de paulistas, mineiros, e cariocas, pode ser considerado fruto do intenso trabalho desenvolvido pelo Convention no estado de São Paulo e outras capitais, através de uma empresa contratada pela instituição para nos representar”, lembrou. Esses fatores estão empolgando a cidade de que haverá uma melhor ocupação em fevereiro e março, onde geralmente a presença de turistas já passa a apresentar queda no balneário. Ainda há a possibilidade de uma boa participação, ao menos no setor gastronômico e de serviços em Abril. Esta previsão está escorada no fato de que 344 mil turistas brasileiros e estrangeiros devem visitar Búzios e Cabo Frio, até o mês de abril. A estimativa apresentada pela Secretaria Estadual de Turismo, foi divulgada na manhã do último sábado (10). Entre as duas cidades Búzios é a mais conhecida nacional e internacionalmente.  Segundo a estimativa da Secretaria de Turismo do município, espera-se que cerca de 800 mil turistas visitem Búzios de janeiro a abril, incluindo os turistas vindo pelos transatlânticos.
O hoteleiro e proprietário de um dos restaurantes mais tradicionais de Búzios, na Rua das Pedras, Hector Sirera, confirma o movimento positivo durante o Réveillon.
“Janeiro, ao menos para a hotelaria será bom. Já a gastronomia só será boa para alguns. Já que temos muita oferta, principalmente de restaurantes simples. São estes que precisam de muita gente na cidade para faturar. Diferente de restaurantes mais sofisticados que já tem um público formado”, explicou. Mas Búzios também não descarta a expectativa de turistas estrangeiros nesses meses mais quentes. O hoteleiro Thomas Weber acredita que com a melhora do câmbio, mercados internacionais devem melhorar seu fluxo ao município já nos próximos meses. “Acho que no mercado internacional, a exposição positiva do Brasil pela Copa do Mundo e Olimpíadas 2016 também está ajudando bastante”, opinou. Expectativa para o carnaval Durante o carnaval, a expectativa é receber mais de 200 mil turistas, que poderão aproveitar os atrativos turísticos do balneário. Para o Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, o destino atrai tanto foliões de carteirinha, quanto quem pretende descansar. "Búzios consegue misturar suas belezas naturais, com a animação do carnaval. A rede hoteleira é tão charmosa, tem tantos atrativos, que quem quiser aproveitar para relaxar é só se hospedar e aproveitar", afirma José Márcio. Cristiano, diretor do BCVB, confirma que foliões de todas as idades e de todos os cantos do mundo com certeza aproveitarão Búzios no melhor estilo. E os charmosos meios de hospedagens, as diversas opções gastronômicas e qualidade de diferente prestadoras de serviço já estão preparados para receber os turistas, que pretendem aproveitar o Carnaval em Búzios. Fonte: G1.com