163º ANIVERSÁRIO DE ARARUAMA: 6 LUGARES PARA VISITAR QUE FOGEM DO PADRÃO PRAIA

Publicado por Tatiana Mesquita em 7 de fevereiro de 2022

No domingo passado (6 de fevereiro), o município de Araruama celebrou os seus 163 anos desde que, em 1859, conseguiu o status de sede do Município de Saquarema. A cidade, conhecida principalmente pelas suas praias, também contém várias atividades culturais e em contato com a natureza que fogem dessa fama. Se você está planejando passar alguns dias na Costa do Sol, mas quer conhecer mais detalhes sobre a cidade, não deixe de conferir as nossas dicas!

1 - Lagoa de Araruama:

Para quem gosta de praticar exercícios, a Lagoa de Araruama é o destino perfeito para caminhadas e corridas. A maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo é um ótimo local para entrar em contato com a natureza enquanto se pratica uma atividade física. O horário do pôr do Sol (por volta das 18 horas) é um dos melhores momentos para a visita. Isso porque é possível, além de apreciar a vista, ir a um dos restaurantes localizados na frente do lago.  

Foto retirada da internet.

2 - Praça Menino João Hélio:

Piquenique, andar de bicicleta, comer em um restaurante, ver uma apresentação musical… Tudo isso e muito mais pode ser feito na praça Menino João Hélio, que fica aberto desde às 5 horas até meia noite. De manhã até de tarde, o local é perfeito para passeios em família, com o espaço amplo e bastante arborizado. Na parte da noite (e principalmente nos fins de semana), a praça fica mais movimentada, com pessoas de todas as idades, prontas para experimentarem a culinária dos restaurantes, foodtrucks e quiosques. Além disso, às vezes são marcadas apresentações musicais e artísticas na área.

Foto retirada da internet.

3 - Paróquia São Sebastião:

Em 1857, ocorreu o início da construção da primeira igreja da região, e em 1867 ela foi inaugurada. Localizada na Praça São Sebastião, número 192, o edifício não continua com a decoração original característica da arte barroca e com uma torre instalada à sua esquerda do templo. Isso porque ocorreu um incêndio em 1945 que destruiu uma parte significante da igreja, assim, na hora da reconstrução, decidiu-se modernizar o imovel. As missas são feitas de segunda à sexta às 19 horas, no sábado às 19:30 e no domingo às 7 horas, 08:30, 10 (Matriz) e 19 horas. O local contém estacionamento, lanchonete e uma loja de artigos religiosos, sendo excelente para quem é religioso e/ou quer visitar um local histórico.

Imagem retirada da internet.

4 - Casa de Cultura:

Também localizada na Praça São Sebastião, no número 148 há um dos primeiros prédios públicos da cidade: a Casa de Cultura, onde ocorrem diversas exposições de arte, lançamento de livros, palestras e outros eventos culturais. Antigamente, o lugar era o Paço Municipal, onde eram tomadas as decisões administrativas e abrigava a Câmara Municipal, a Cadeia e o Júri.

Imagem retirada da internet.

5 - Open Mall Araruama:

Na Avenida Getúlio Vargas, 250, existe um shopping à céu aberto, excelente para fazer compras e lanchar no fim da tarde em algum dos restaurantes. O estabelecimento abre normalmente de segunda a sábado: as lojas de 10 às 19 horas, e a praça de alimentação de 11 às 22 horas de segunda a quarta e de 11 às 23 horas de quinta até sábado.

Imagem retirada da internet.

6 - Centro da memória Municipal Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos:

O Centro da Memória Municipal Dr. Sylvio Lamas de Vasconcellos fica na rua Comendador Queiroz, número 148, e foi construído a fim de valorizar a história e cultura local. O acervo contém uma coleção documental – que possui decretos municipais, fotos da cidade, correspondências oficiais… –, uma de artes plásticas – com produções de artistas locais ou que possuem relação com Araruama – e outra arqueológica – contendo pesquisas e salvamentos arqueológicos da região. Para fazer uma visita guiada ou para pesquisa documental, é preciso fazer um agendamento através do e-mail cmmararuama@gmail.com. O local está aberto de segunda a sexta, das 9 até as 18 horas.

Imagem retirada da internet.

Matéria escrita por: Juliana Gomes