EXIGÊNCIA DOS VISTOS PARA ESTRANGEIROS É PRORROGADA PARA INÍCIO DE ABRIL

Publicado por Tatiana Mesquita em 4 de janeiro de 2024

 

A Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ) participou ontem (03) junto com alguns representantes nacionais e internacionais do setor do turismo de uma reunião junto aos ministérios para prorrogar o início dos vistos para estrangeiros.

O convite foi feito pelo Rio Convention & Visitors Bureau logo após o artigo do Carlos Werneck (Presidente do Rio C&VB) sair no Jornal O Globo no dia 2 de janeiro, falando da dificuldade de emissão de vistos, e o quanto impacta no setor turístico e na economia local. “Promover uma política efetiva de isenção de vistos com foco no turismo pode representar uma oportunidade de crescimento e geração de empregos para destinos ao redor do mundo e para o Brasil em especial, dada a riqueza de seu turismo e o potencial de ampla expansão que permanece latente no pós-pandemia” , afirmou Werneck.

“Esse é um assunto que deve ser tratado com o máximo de urgência e cautela devida, para que todo o trabalho e planejamento desenvolvido pelas entidades do setor turístico, não sejam prejudicadas por ações como essas.”, afirma Guilherme Abreu (Presidente da FC&VB-RJ)

Logo após essa reunião o Governo Federal então publicou nesta quinta, 04 de janeiro , decreto que prorroga para 10 de abril o início da exigência dos vistos para turistas norte-americanos, canadenses e australianos . O presidente Lula atendeu um pedido do setor do turismo.

Os ministros do Turismo, Celso Sabino, de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, de Desenvolvimento Econômico , Geraldo Alckmin e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, fizeram um mutirão junto ao ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, para o adiamento da vigência para depois da alta estação.

Só no setor de cruzeiros marítimos existiam 8 mil passageiros estrangeiros impedidos de visitar o Brasil. O sistema do MRE ainda apresenta algumas falhas e poderiam prejudicar os estrangeiros que estão vindo para o verão e para o carnaval.