RIO CONVENTION BUREAU TRABALHA PARA AMPLIAR DIVULGAÇÃO DO RIO NO EXTERIOR

A CIDADE SANTA MARIA MADALENA AGORA É CIDADE DAS ESTRELAS
10 de maio de 2022
RIO DE JANEIRO: DESTINOS PREMIADOS
10 de maio de 2022
Compartilhe

Diversas ações buscam incentivar turismo de lazer e de negócios

O Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) tem atuado em várias frentes para divulgar uma imagem positiva do Rio de Janeiro em mercados emissores do país e do exterior, a fim de incentivar tanto o turismo de lazer quanto o de negócios. Entre as ações, está a abertura dois escritórios, nos Estados Unidos e na Europa, e uma parceria com a Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE).

As representações no exterior são em Orlando, com ações que englobam os EUA, e na Inglaterra, com atuação em Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha. Em agosto, será a vez da América Latina com um escritório do Rio CVB, em Buenos Aires. O objetivo é fomentar o turismo internacional, que caminha de forma mais lenta do que o fluxo de turistas domésticos neste período pós-pandemia.

“O mercado internacional tem uma grande relevância na receita turística, tanto no Brasil quanto no Rio de Janeiro. Antes da pandemia, as viagens internacionais injetaram US$ 6 bilhões na economia brasileira. O retorno dos estrangeiros já está acontecendo, mas precisamos atuar para comunicar ainda melhor a cidade para os países emissores”, afirmou a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner.

Outro passo nesta direção é a parceria com a ACIE. O intuito é aumentar a visibilidade do Rio de Janeiro ao buscar pautas positivas sobre a cidade e facilitar o trabalho dos correspondentes estrangeiros. O acordo vai permitir a realização de parcerias com hotéis, restaurantes e atrações turísticas associados ao Rio CVB a fim de criar experiências únicas para jornalistas de outros países.

“Sabemos que, muitas vezes, as notícias sobre o Rio de Janeiro que chegam lá fora nem sempre mostram a nossa cidade como ela merece! Por isso, acreditamos que há um grande potencial nesta parceria, num momento em que o Rio tem tantos eventos internacionais programados para este ano”, afirmou o presidente-executivo do Rio CVB, Carlos Werneck.

A parceria acontece em um momento de retomada do setor, fortemente afetado pela pandemia. Depois de dois anos, o turismo interno já alcança os patamares anteriores a 2020, mas o retorno das viagens internacionais caminha em ritmo mais lento. A média mensal de desembarques internacionais no Brasil em 2021 foi de 160 mil passageiros, resultado puxado por dezembro que registrou 500 mil desembarques. Antes da pandemia, esse número passava de 1 milhão por mês, segundo dados do Ministério do Turismo.

Rio vai sediar Web Summit pelos próximos 6 anos

Com foco no turismo de negócios, o Rio CVB também participou do processo de candidatura do Rio de Janeiro para sediar o Web Summit pelos próximos seis anos, acompanhando as visitas e inspeções dos organizadores, além de fornecer material institucional e informações técnicas sobre o destino. Esta será a primeira edição na América do Sul do maior evento de tecnologia do mundo.

“Desde 2019, estivemos junto com o governo do Estado e a Prefeitura do Rio para garantir que a cidade fosse eleita a primeira da América Latina a sediar essa megaconferência de tecnologia. Um evento desse porte tem inúmeras vantagens para o Rio de Janeiro. Traz as principais empresas de tecnologia do mundo para cá, chama a atenção de investidores estrangeiros e qualifica ainda mais a cidade para o turismo de negócios. Por isso, temos muito a comemorar com essa conquista”, afirmou Werneck.

Os comentários estão encerrados.

Translate