REATIVAÇÃO DE FERROVIA ENTRE RIO – MINAS É APROVADA E TREM VOLTARÁ A FUNCIONAR.

JARDIM BOTÂNICO FECHA PARCERIA COM O RIO CONVENTION E VISITORS BUREAU PARA CAPTAR EVENTOS
30 de julho de 2021
SAQUAREMA CONVENTION & VISITORS BUERAU REUNE SUA DIRETORIA EM ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA
5 de agosto de 2021
Compartilhe

O Trem turístico Rio-Minas, em breve estará funcionando entre trecho Três Rios/RJ e Sapucaia/RJ. Os ajustes foram apresentados pela concessionária FCA/VLI, foram aprovados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicados no Diário Oficial da União com prazo de execução de até 18 meses.

Inicialmente, o trajeto será Três Rios (RJ), Chiador (MG) e Sapucaia (RJ), totalizando 37km. Mas a ideia final é passar por 8 cidades (Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro; Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador e Cataguases, em Minas Gerais) e atender, aproximadamente 300 mil pessoas diretamente e 12 milhões de pessoas na área de influencia do trecho.
A capacidade é de 873 turistas por viagem, 20,952 turistas por mês e 251.424 turistas por ano.

Segundo o presidente da FC&VB-RJ Marco Navega, que participa desse projeto a cerca de 3 anos em parceria com a ONG Amigos do Trem, ” A cidade de Três Rios sempre foi muito conhecida no mundo ferroviário, mas teve sua importância ferroviária diminuida quando o Trem que circulava parou de circular. O Trem é um modal de transporte que interliga 8 cidades da região, e se tornará um ponto turístico rapidamente, além de transportar pessoas e pequenas cargas. Com certeza irá atrair visitantes para conhecer esse roteiro do Trem e as cidades, assim como acontece em diversos outros Trens turísticos do Brasil e do mundo, que funcionam quase que exclusivamente para o turismo. O turismo agradece a realização desta obra, uma iniciativa do governo fededal.”

Os trens já existem e estão preparados na cidade de Três Rios, que reformou a estação ferroviária local, que ficou linda e nova.

Com a licitação do governo federal e a recuperação das linhas do Trem, poderá ser viabilizado a criação de um Convention & Visitors Bureau na região, para atender aos interesses dos empresários locais, atrair visitantes e captar eventos para a região.

Além da FC&VB-RJ, os Amigos do Trem, empresas privadas, prefeituras, parlamentares federais e estaduais, órgãos federais e municipais estão envolvidos no projeto, que deve levar movimentação turística e econômica às cidades contempladas pela viagem do Rio-Minas.

Navega afima: “É um grande ganho para o turismo.Vamos torcer para que nos próximos 18 meses vejamos os trens voltando aos trilhos.”

.

Os comentários estão encerrados.

Translate