O IV CONGRESSO ESTADUAL EMPRESARIAL DE TURISMO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REALIZADO EM ANGRA FOI UM SUCESSO

COMEÇOU A QUARTA EDIÇÃO DO CONGRESSO ESTADUAL EMPRESARIAL DE TURISMO
12 de maio de 2022
FEDERAÇÃO GANHA MOÇÃO DE APLAUSOS DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS
13 de maio de 2022
Compartilhe

O IV Congresso Estadual Empresarial de Turismo do Estado do Rio de Janeiro foi um sucesso! Com muitas novidades e repleta de conteúdos interessantes, o evento foi organizado pela Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro e ocorreu no Iate Clube Aquidabã, em Angra dos Reis, nos dias 11 e 12 de maio.

O primeiro dia contou com as palestras de figuras importantes para o turismo brasileiro. Na cerimônia de Abertura, participaram o Presidente da FC&VB-RJ, Guilherme Abreu, o Secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, o prefeito da cidade de Angra, Fernando Jordão, a sua esposa e deputada estadual, Célia Jordão, o Presidente de TurisRio, Sérgio Ricardo, o deputado estadual, Gustavo Tutuca, o deputado Federal, Otávio Leite, Presidente de Angra e Ilha Grande Convention & Bureaux, Klauber Valente, Marc Olichon Presente da TurisAngra e José Essiomar Gomes – Vice Presidente da Fecomércio. Além desses, muitos presidentes dos C&VBx estiveram presentes, assim como autoridades e empresários de todo o estado.

Com dicas sobre estratégias de comunicação e a importância das redes sociais, a palestra da Roberta Werner, do RioC&VB, foi esclarecedora e muito elogiada pelo público com o tema “o desafio de transformar o Rio C&VB na era digital”.

Já o Secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves apresentou a palestra com o tema “Tendências, Oportunidades e Potencialidades no setor de turismo no estado do Rio de Janeiro”. Nela, mostrou todas as ações que a secretaria vem trabalhando, entre elas o Turismo Presente e “O Rio continua lindo e perto”.

Para fechar com chave de ouro, em primeira mão, o secretário falou da parceria do governo com a Disney, para a comemoração dos 80 anos do personagem Zé Carioca – personagem que foi criado para o Rio de Janeiro. “Através dessa parceria terá um desfile de comemoração na orla de Copacabana e criações de estátuas do personagem em todos os parques da Disney, com o QR code para divulgar ainda mais o nosso Rio de Janeiro como destino.” Explicou Sávio.

Todos reconheceram a importância desse reencontro realizado pela Federação e a força da rede e desse evento principalmente para o trade turístico.

Já o segundo dia começou com a palestra da Danielle Barros, Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, com a mediação da comunicadora e jornalista Tatiana D’Angelo. Com o tema “Investimentos na Cultura do Rio de Janeiro e Retorno para o Turismo”, a palestrante divulgou dados do estado, a relação entre a cultura e o turismo e os benefícios de incentivos fiscais que atualmente a Secretaria de Cultura e Economia Criativa está proporcionando para o Rio de Janeiro.

Ao falar sobre “A Importância do Atendimento ao Turista e Técnicas de Abordagem para o Novo Momento Pós Pandemia”, o palestrante Walter Thuller levou um pouco o olhar para o turismo afetivo, que é ligado ao emocional e à ideias inovadoras. Isso para inspirar os empresários a trabalharem outras técnicas, com o objetivo de marcar o emocional positivamente do turista. O moderador da apresentação foi o Paulo Roberto Gomes de Oliveira, presidente do Visconde de Mauá C&VB.

Daniel Pereira, gerente de produtos e eventos da RX Brasil, um dos principais produtores de evento no Brasil, sendo responsável por grandes feiras em São Paulo, apresentou o tema sobre a importância da hospitalidade e dos eventos na retomada da economia. A palestra foi moderada pela Isabel Tunes, presidente do Convention de Macaé. O gerente trouxe os dados dos eventos brasileiros e internacionais e ressaltou a importância do turismo na criação de eventos. Estes trazem uma experiência maior para os visitantes. Além disso, falou sobre a importância dos eventos corporativos para as localidades.

A diretora do Teresópolis Convention Bureau, Juliana Rocha, palestrou sobre o Turismo Rural e a importância dessa modalidade, o quanto agrega no valor para quem faz a viagem, por ter uma experiência afetiva com o local, e para quem recebe os visitantes, por gerar renda principalmente.

O advogado Jorge Gonçalves da Silva, sendo moderado pelo presidente de Maricá C&VB, Paulo Santos, mostrou como funcionam os termos de acordos entre as cidades e instituições, como a federação. Como contratos como esses agregam, valorizam e trabalham todo o desenvolvimento da cidade.

“Os desafios para a retomada do turismo náutico e as oportunidades com os cruzeiros para o Rio de Janeiro” foi a oitava palestra do congresso, que foi apresentada pelo Marc Olichon, presidente da TurisAngra, e moderada pelo Humberto Costa, presidente da Guapimirim C&VB. O palestrante informou sobre a importância do turismo náutico, principalmente em Angra dos Reis, um local que tem 365 ilhas.

O fechamento foi em grande estilo, com os presidentes dos Conventions & Visitors Bureau, mostraram a força e a potência da rede dos conventions e todos os desafios que passaram durante a pandemia. Foi um encontro emocionante, que expôs a superação do turismo no pós pandemia.


Guilherme Abreu comemora o sucesso do evento e diz que as próprias expectativas foram superadas. “Apesar de já ter sido adiado duas vezes, preparamos o evento com muito carinho. O evento foi muito bem prestigiado, inclusive, desde o primeiro dia até o último dia”, celebra, o presidente.

Nos dois dias tiveram um público volante de cerca de 500 pessoas e a participação da imprensa e imprensa local foi de extrema importância para o evento. Todos reconheceram a importância desse reencontro realizado pela Federação, da força da rede e desse evento principalmente para o trade turístico.

O Presidente Guilherme Abreu recebeu das mãos do Presidente da TurisAngra Marc Orichon e do vereador Carlos Eduardo Muller (Dudu do Turismo) uma moção de aplausos.


Em breve, a federação irá divulgar o local da quinta edição do Congresso Estadual Empresarial de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, que ocorrerá em uma região serrana do estado carioca. Algumas cidades já se candidataram e, em breve, isso sairá na divulgação.

O congresso tem como apoio a anfitriã Angra CVB, a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), a Prefeitura de Angra dos Reis, o Fecomércio RJ, a CeTur, a TurisRio e a Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Para saber mais informações da FC&VBRJ acesse o site www.fcvbrj.org.br, e as nossas redes sociais!

Os comentários estão encerrados.

Translate