Novo presidente da ACRJ toma posse com metas ambiciosas para o estado do Rio

Ministro afirma que Turismo precisa de força política, não de técnicos!
28 de junho de 2015
14° Festival Gastronômico de Búzios em julho
28 de junho de 2015

O novo presidente da mais antiga entidade de representação civil do país, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), toma posse no dia 29 de junho com as metas de ajudar a transformar o estado em líder logístico do Hemisfério Sul, trazer para a capital carioca o maior evento de câmaras de comércio do mundo e articular o movimento “Pacto do Rio”, para promover o desenvolvimento sustentável através da construção de uma cidade mais conectada, participativa e segura.

O empresário e advogado Paulo Manoel Lenz Cesar Protasio, atual presidente da Associação Brasileira das Empresas de Comércio Exterior e diretor da Sociedade Nacional de Agricultura, foi eleito para o mandato 2015/2017 no último dia 19 de maio. Ele já presidiu a Associação Comercial do Rio no quadriênio 1989/1993 e agora substitui Antenor Barros Leal (2011/2015).

Zona Metropolitana Internacional de Serviços

A Associação Comercial do Rio de Janeiro pretende articular os diversos agentes da sociedade para discutir, debater, planejar e propor soluções para melhorar a economia do país. Nesse contexto, a Zona Metropolitana Internacional de Serviços, ambiente favorável ao compartilhamento de competências para geração de novos negócios e promoção de ampla convergência entre governo, empresa e sociedade, irá funcionar como âncora à atração de investimentos e instalação de empresas inovadoras em setores estratégicos de desenvolvimento, gerando renda, empregos, conhecimento científico e tecnológico.

“A ACRJ é o lócus onde essa ideia tem sua armação. É uma agregadora, uma promotora de eventos, discussões, pesquisas, estudos e debates sobre os temas da Zona Metropolitana que resultem em projetos, documentos e negócios em diversos setores da economia. Desde o turismo até a tecnologia da informação”, afirmou o presidente eleito da ACRJ.

Antes mesmo de assumir a presidência da Casa de Mauá, Paulo Protasio colaborou com a consolidação da Zona Metropolitana Internacional de Serviços Logísticos ao articular a assinatura de um Acordo de Cooperação entre a ACRJ e a Secretaria Estadual de Transportes do Rio. O protocolo, firmado no dia primeiro de junho, criou um fórum de estudos para privilegiar o planejamento da logística de cargas no estado. As testemunhas do ato foram o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e diversos secretários estaduais de Transportes.

Congresso de Câmaras de Comércio

O presidente eleito da ACRJ lidera um movimento para que o Rio seja sede do 11º World Chambers Congress (WCC), em 2019, evento promovido pela International Chamber of Commerce (ICC). Essa pode ser a primeira vez que a América do Sul receberá o maior evento de câmaras de comércio do mundo. O Congresso vai reunir cerca de três mil lideranças empresariais e políticas de mais de 100 países para debates e oportunidades de negócios. O Rio disputa com Montreal, no Canadá, Buenos Aires, na Argentina, Orlando, nos Estados Unidos e Bogotá, na Colômbia. O anúncio da cidade sede será divulgado em 2016.

Uma comitiva de empresários, autoridades públicas e integrantes de Associações Comerciais estaduais brasileiras, integrada por Paulo Protasio, foi à nona edição do evento, em Torino, na Itália, entre 10 e 12 de junho, para lançar a candidatura da capital fluminense. O próximo passo é apresentar aos organizadores do 11º WCC um plano de desenvolvimento metropolitano voltado para o evento. De acordo com Protasio, nas próximas semanas, ele irá procurar a Prefeitura do Rio e Ministério das Cidades para buscar apoio à candidatura.

“Esse será mais um feito histórico de nossa cidade. O Rio tem um know how em realização de grandes eventos e uma infraestrutura eficiente para realizá-los. O Rio tem vocação para os negócios”, assegurou.

Pacto do Rio

Outra prioridade da ACRJ nessa nova gestão é abraçar o Pacto do Rio, rede integrada entre organizações de seis setores da sociedade que promove o desenvolvimento sustentável através de informação qualificada e compartilhada.

A iniciativa do Instituto Pereira Passos (IPP), em parceria com a ACRJ, pretende unir esforços entre os segmentos e diversos atores em prol da melhoria da qualidade de vida da população, através de maior integração da cidade. É um movimento inédito em uma megalópole para desenvolver um modelo inovador de governança e enfrentar os novos, complexos e exponenciais desafios urbanos.

“O Pacto do Rio é um agrupamento de pessoas e instituições apaixonadas pela cidade e preocupadas em mudar o caótico quadro social que vivemos hoje”, avaliou.

Cerimônia de posse

A solenidade contará com a participação de autoridades, políticos, lideranças empresariais e representantes de diversos setores da sociedade. A programação começa às 9h45, com Missa em Ação de Graças celebrada pelo Monsenhor Sérgio Costa Couto, representando o arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani João Tempesta, na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé.

Às 11 horas, ocorre o painel “Rio: Zona Internacional de Serviços para o desenvolvimento do Brasil”. As palestras são “Pacto do Rio: o modelo inovador de governança para uma cidade conectada, participativa e segura”, da presidente do Instituto Pereira Passos (IPP), Eduarda La Rocque; “Cidade Olímpica: investimentos e oportunidades de negócios”, do secretário executivo de Coordenação de Governo da Prefeitura do Rio, Pedro Paulo Carvalho Teixeira; “Tecnologia e conhecimento para uma cidade inteligente”, do secretário especial de Ciência e Tecnologia do município do Rio de Janeiro, Franklin Dias Coelho, e “Zona Internacional de Serviços e Logística: A liderança da ACRJ na articulação dos agentes para o desenvolvimento”, do presidente eleito da Casa de Mauá.

ACRJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate