Incremento ao turismo: recursos para o calendário anual de eventos confirmados

Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo
10 de março de 2015
Assembléia Legislativa do RJ (Alerj) cria Comissão de Turismo
11 de março de 2015
Compartilhe

Montante de R$ 4 milhões, distribuído em dois anos, é resultado de emenda parlamentar do deputado estadual Comte Bittencourt

Apesar da crise financeira que afeta o Brasil — e o estado do Rio de Janeiro em particular — o reforço no orçamento para incentivo à elaboração de um calendário anual de eventos para Nova Friburgo será mantido. A garantia foi dada na manhã de ontem, 9, pelo deputado estadual Comte Bittencourt (PPS), autor da emenda orçamentária, em reunião com o Convention & Visitors Bureau, prestadores de serviço e representantes da imprensa, do Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo (Codenf) e do trade turístico da cidade.

Apesar do severo corte de custos que deve ser posto em prática nos próximos meses em esfera estadual, a primeira parcela dos recursos, no valor de R$ 2 milhões previstos no orçamento 2015, foi assegurada recentemente pelo governador Luiz Fernando Pezão, em apoio ao desenvolvimento turístico regional.

Antes do encontro, Comte Bittencourt voltou a destacar a importância econômica do setor turístico local, que foi significativamente abalado pelas chuvas de 2011. “O turismo tem vital importância para a Região Serrana e é um forte gerador de empregos. Esse investimento garantirá a implementação de medidas capazes de revitalizar o setor”, argumentou o parlamentar.

Entre as pautas debatidas, mais uma vez teve destaque o excessivo número de pontos de fiscalização eletrônica ao longo da RJ-116, de acordo com estudo técnico já apresentado pelo próprio Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) aos vereadores friburguenses, contendo ainda a análise técnica de cada redutor de velocidade no trecho da rodovia entre Itaboraí até o bairro Ponte da Saudade. Da mesma forma, o encontro também serviu para reforçar a necessidade de investimentos municipais em estrutura e atividades complementares, a fim de que o calendário possa ser plenamente aproveitado e tenha condições de sustentar-se sem apoio governamental a partir de 2017.

A proposta inicial é de que as cinco principais festas com apelo turístico de Friburgo, como a Festa das Colônias, em maio; Festa da Flor, em setembro; Rota Cervejeira, em outubro; Festa da Truta, em novembro e Natal da Serra, em dezembro, sejam incorporadas ao calendário oficial de eventos de Nova Friburgo. Os nomes e as datas ainda podem sofrer alterações antes que uma versão definitiva seja divulgada.

Fonte: Márcio Madeira da Voz da Serra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate