A CIDADE SANTA MARIA MADALENA AGORA É CIDADE DAS ESTRELAS

RIO BONITO TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO
10 de maio de 2022
RIO CONVENTION BUREAU TRABALHA PARA AMPLIAR DIVULGAÇÃO DO RIO NO EXTERIOR
10 de maio de 2022
Compartilhe

Quer observar as estrelas, mas está com dificuldades por causa das luzes da cidade? O Parque Estadual do Desengano, localizado em Santa Maria Madalena, é o primeiro parque para observação das estrelas da América Látina. Através da Lei N9543 que foi declarada ontem (no dia 10/01/2022), com autoria da deputada Adriana Balthazar, Santa Maria Madalena é a “Cidade das estrelas”.

O Parque Estadual do Desengano, já tinha sido recentemente reconhecido pelo International Dark Sky como uma unidade de conservação de qualidade excepcional para a observação de noites estreladas.

O título é uma forma de estimular a realização de atividades de pesquisa e turismo ligadas ao campo da Astronomia que irá desenvolver mais ainda a economia local e arredores.

O local tem a falta total de luz artificial dentro dos limites da unidade, o que permite a observação dos astros. Credenciado internacionalmente pela IDA (Internacional Dark-Sky Park Association), o parque também é a casa para diversas espécies da fauna e da flora, assim, auxiliando na conservação da Mata Atlântica.

Para observar os astros, o visitante precisa passar por 3 etapas: a observação a olho nú, com binóculos e depois com um telescópio. Além disso, há a dica de visitar o Parque Estadual do Desengano no inverno. Isso porque os dias são mais secos e frios, logo, há menos chances de haver nuvens à noite.

Os comentários estão encerrados.

Translate