Quer observar as estrelas, mas está com dificuldades por causa das luzes da cidade? O Parque Estadual do Desengano, localizado em Santa Maria Madalena, é o primeiro parque para observação das estrelas da América Látina. Através da Lei N9543 que foi declarada ontem (no dia 10/01/2022), com autoria da deputada Adriana Balthazar, Santa Maria Madalena é a “Cidade das estrelas”.
O Parque Estadual do Desengano, já tinha sido recentemente reconhecido pelo International Dark Sky como uma unidade de conservação de qualidade excepcional para a observação de noites estreladas.
O título é uma forma de estimular a realização de atividades de pesquisa e turismo ligadas ao campo da Astronomia que irá desenvolver mais ainda a economia local e arredores.
O local tem a falta total de luz artificial dentro dos limites da unidade, o que permite a observação dos astros. Credenciado internacionalmente pela IDA (Internacional Dark-Sky Park Association), o parque também é a casa para diversas espécies da fauna e da flora, assim, auxiliando na conservação da Mata Atlântica.
Para observar os astros, o visitante precisa passar por 3 etapas: a observação a olho nú, com binóculos e depois com um telescópio. Além disso, há a dica de visitar o Parque Estadual do Desengano no inverno. Isso porque os dias são mais secos e frios, logo, há menos chances de haver nuvens à noite.